Set 292011
 

O professor da EVA de Bolol, região de Cacheu, norte da Guiné joga a viola para se divertir.

(Esta canção fala da guerra da Casamança, como a cidade foi destruida e tambem do amor de um jovem a sua namorada.)

Set 292011
 

 Acompanhar a experiência da RENARC no domínio das rádios e televisões comunitárias para possível implementação de radios comunitárias em Angola.  A visita decorreu de 16 a 24 de Setembro de 2011. Uma equipa de técnicos das organizações da sociedade civil angolana (ASD) Ação para a Solidariedade e Desenvolvimento, (ADRA) Ação para o Desenvolvimento Rural e Ambiente e (OJRC) Organização Juvenil dos Repórters Comunitarios. Durante o qual, foram vistadas as radios do Norte (Região de Cacheu), Bissau e Sul (Região de Quinara e Tombali) e um encontro com o Director Geral da Comunicação Social da Guiné Bissau.

Set 152011
 

Em 13 de Setembro de 2001, a Organização não Governamental, Acção para o Desenvolvimento (AD), criou a primeira Televisão Comunitária na Guiné-Bissau e em África, fruto do sucesso das rádios comunitárias primeiramente instituídas.

No inicio, a Televisão Comunitária de Klelé gravava emissões de cerca de 45 minutos, contendo noticiários, informações úteis e programas temáticos ligados ao saneamento básico, mormente (sobretudo) a epidemia de cólera, o então estado de degradação do centro de próteses e a importância da sua reabilitação, entre outras reportagem que espelham os problemas da comunidades. Tais emissões eram passadas duas vezes por mês no interior do Bairro de Quelelé, através de um monitor de televisão alimentado por um pequeno gerador portátil, mostrando que era possível fazer televisão na rua com poucos recursos disponíveis.

Set 112011
 

Assinatura de um Protocolo de Cooperação entre a AD e a AIGASTA Associação de Imigrantes Guineenses e Amigos Sul do Tejo (AIGAST), sita no Vale da Amoreira, e a Acção Para o Desenvolvimento (AD), celebraram ontem um protocolo de cooperação, assinado pelos respectivos presidentes, Eduardo Monteiro e Carlos Schwarz Silva (Pepito).
Segundo o protocolo, à AD compete promover programas de criação de estruturas que permitam o desenvolvimento das organizações comunitárias e a criação de sistemas alternativos para o desenvolvimento das populações, com a participação activa destas na elaboração, execução e avaliação das actividades que promovam o seu progresso económico, social e cultural, e a valorização das capacidades das comunidades locais.
Leia a notícia completa no jornal O Rio, Notícias da Moita e Região.

 Posted by at 18:04