Comunicado de Imprensa conjunto

 Sem categoria  Comentários fechados em Comunicado de Imprensa conjunto
Mar 222017
 

Nesta sexta-feira, 24 de Março de 2017, pelas 9 horas, no Centro Cultural Português em Bissau, a ONG AD- Acção para o Desenvolvimento, em parceria com AIN-Associazione Interpreti Naturalistici, COAJOQ- Cooperativa Agrícola dos Jovens Quadros e o Governo Regional de Cacheu, animadores do Memorial da Escravatura e do Tráfico Negreiro de Cacheu, organizam a celebração do Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravatura e do Comércio Transatlântico de Escravos.

Em 2007 a Organização das Nações Unidas escolheu o dia 25 de Março para honrar a memória de milhões de vítimas do sistema da escravatura, visando também sensibilizar sobre as suas formas mais modernas, alimentadas pelo racismo que continua a nutrir preconceitos e discriminação, bem como as situações dos atuais fenómenos de migrações forçadas e tráficos de seres humanos, entre outras.

A cerimónia realiza-se este ano no quadro do projeto “Cacheu, di si cultura i Istoria” implementado no período de 2016-2019 pela ONG AD-Acção para o Desenvolvimento em parceria com AIN onlus, COAJOQ e Governo Regional de Cacheu, e financiado pela União Europeia.

O tema escolhido para este ano é “Lembrar a Escravatura: celebrar a herança e a cultura da diáspora africana e as suas raízes”; em Bissau, durante a cerimonia, será lançado o segundo volume da recolha de músicas guineenses realizado pelo Festival Cultural de Cacheu. Serão ainda apresentadas as atividades do Memorial da Escravatura e do Tráfico Negreiro, aberto desde o passado mês de julho 2016 em Cacheu, e a sua programação em relação com as dinâmicas territoriais locais e parcerias internacionais. A cerimónia contará com a participação das diferentes organizações participantes no projeto, autoridades nacionais e internacionais.

Ler o Comunicado de imprensa

Sinalização do dia internacional da Escravatura e Tráfico Negreiro

 Sem categoria  Comentários fechados em Sinalização do dia internacional da Escravatura e Tráfico Negreiro
Mar 202017
 

No quadro do projecto Cacheu di si cultura i istoria, co-financiado pela União Europeia e executado pelas ONG Acção para o Desenvolvimento –AD, Associazione Interpreti Naturalistici – AIN onlus, Cooperativa Agrícola de Jovens Quadros –COAJOQ e Governo Regional de Cacheu, vai ser sinalizado no próximo dia 24 de Março, no Centro Cultural Português em Bissau, o dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravatura e do Comércio Transatlântico de Escravos. Este dia foi observado pelas Nações Unidas em 25 de Março de 2013, para celebrar a emancipação.

AD e ADPP assinaram Memorando de entendimento

 Sem categoria  Comentários fechados em AD e ADPP assinaram Memorando de entendimento
Mar 142017
 

No quadro do projecto “Promoção da Economia Criativa” implementado pela ADPP/GB, (Associação para o Desenvolvimento do Povo para Povo) em colaboração com a AD (Acção para o Desenvolvimento) e AMQ (Associação de Moradores de Bairro de Quelele) assinaram no dia 06 de Março de 2017 o Memorando de Entendimento na sede da AD.

Numa cerimónia simbólica que contou com a presença do representante da Camara Municipal de Bissau e do representante do Ministério da Cultura e Desporto, tinha como objectivo, definir as modalidades e as condições de parceria entre as partes envolvidas, com o intuito de melhorar o estado actual do Centro Cultural Juvenil «Antonio Anibal» do Bairro de Quelelé e a dotá-lo dos espaços e condições operacionais e funcionais necessárias para melhorar as práticas culturais e capacitar os jovens e restantes elementos da comunidade do Bairro de Quelelé e Bairros circundantes, no âmbito do projecto “Promoção do desenvolvimento da Economia Criativa em 22 Bairros de Bissau como vetor de crescimento económico inclusivo e sustentável”.