Abr 192013
 

Centro de saude CabeduNo sul da Guiné-Bissau, em plena mata de Cantanhez, a população da tabanca de Cabedú decidiu reabilitar o antigo Centro de Saúde que há dezenas de anos não funcionava.

Com o apoio da ONG alemã “Tabanka” que contribuiu para a reconstrução do edifício e o abastecimento de luz solar, a família do Capitão José Neto que forneceu camas e mobiliário hospitalar e a EducAfrica que instalou um sistema de iluminação solar directamente para a sala de partos.

O Ministro da Saúde, Agostinho Có, assegurou a sua presença e contribuiu com um lote de medicamentos, garantindo a afetação de um enfermeiro a tempo inteiro.

A DrªSonja Schwab, da Tabanka, realizou sessões de formação para matronas, planeamento familiar para jovens raparigas e divulgação da utilização de plantas medicinais nas escolas EVA do sul.

Centro de Saúde de Cabedu

Abr 162013
 

Cultura e AmbienteO Núcleo Museológico de Guiledje na Floresta de Cantanhez, sul da Guiné-Bissau, dispõe a partir de agora de um Centro Interpretativo de Ambiente e Cultura.

Com o apoio da União Europeia e da ONG italiana AIN e com o competente apoio conceptual e de implantação da Fundação Mário Soares, os visitantes de Cantanhez, bem como os estudantes das escolas e “velhos” das tabancas, podem conhecer melhor o ecossistema em que vivem e a cultura dos diferentes grupos étnicos que habitam o sul do país.

A inauguração deste Museu deu-se no dia 29 de Março de 2013, com a presença de centenas de visitantes vindos de Bissau, das tabancas dos arredores, de estudantes, mulheres e agricultores.

Ver as fotos

 

Abr 032013
 

CauCom o apoio da Associação Tabanca Pequena de Matosinhos, Portugal, foi concluído mais um poço de um grande conjunto que esta organização tem vindo a apoiar no norte e sul da Guiné-Bissau.

No dia 29 de Março, uma delegação onde se incluía o Ministro da Saúde e a Representante da União Europeia, entre outros, visitou esta tabanca e pode constatar a enorme alegria das mulheres e crianças pela construção deste poço.

Agora, elas deixam de ser obrigadas a ir percorrer longas distâncias para irem buscar água de má qualidade e que provoca distúrbios de saúde, para alem de terem apenas de virar uma torneira para acederem a água para a alimentação, higiene e horticultura.

A alegria é imensa pois não só esta tabanca beneficia deste ponto de água, como todas as que se encontram nos arredores.

Cada dia que passa a Associação Tabanca Pequena vem marcando com intervenções vitais a sua solidariedade para com o povo guineense.Ver as imagens