Mar 282013
 

Encontram-se abertas, até 5 de Abril de 2013, as inscrições para a oficina de Interpretação de Bissau. Esta oficina insere-se no projecto P-STAGE, uma parceria da AD – Acção para o Desenvolvimento com a Cena Lusófona e o Elinga Teatro (Angola) financiada pelo programa ACP Cultures do Secretariado do Grupo de Países de África, Caribe e Pacífico (ACP) da União Europeia.
A formação resultará na apresentação de um exercício-espectáculo, a apresentar em Bissau. Do grupo de formandos serão ainda seleccionados dois actores/actrizes para integrar o elenco internacional da produção “As Orações de Mansata”, de Abdulai Sila, a produzir em 2013, no âmbito do projecto P-STAGE.
Com uma duração de 4 semanas, de 8 de Abril a 4 de Maio, esta oficina destina-se a actores e actrizes de teatro, maiores de 18 anos, e terá como formador o actor, autor, guionista  e encenador galego Cándido Pazó.
Para proceder à inscrição, os/as interessados/as devem preencher a ficha disponível online remetendo-a, devidamente preenchida, para o Centro de Intercâmbio Teatral de Bissau ao cuidado de Jorge Quintino Biague.
Para mais informações consulte pstage.wordpress.com.

 Posted by at 15:54
Mar 272013
 

guiledje_caA AD, com o apoio da União Europeia, vai proceder no próximo dia 29 de Março de 2013 à inauguração do Centro Interpretativo do Ambiente e Cultura de Guiledje, no quadro do projeto EcoCantanhez, tendo contado com o apoio da ONG italiana AIN e da Fundação Mário Soares.

Este Museu pretende promover uma melhor compreensão e interpretação dos desafios ambientais e dos valores da diversidade cultural, como meio de desenvolvimento ecoturístico e económico, permitindo às comunidades locais, especialmente os jovens e estudantes reconhecerem-se nos seus valores e favorecer uma coesão nacional assente na cultura e na história.

A inauguração do Museu será um momento alto para a vida das comunidades locais que muito se envolveram na sua criação, especialmente as escolas públicas e comunitárias, assim como os quatro régulos da zona, os agricultores, as mulheres ligadas às actividades de transformação de produtos agrícolas, guardas florestais, ocasião em que todos celebrarão em Guiledje.

 Posted by at 15:45
Mar 142013
 

escolas-evaCom o apoio da Tabanca Pequena de Matosinhos, a AD acaba de receber um lote de 58 volumes contendo material diverso para as nossas diferentes iniciativas:

  • 48 volumes com escovas e pasta dentífrica que será utilizada segundo as orientações da ONG “Mundo a Sorrir” que em breve virá apoiar as escolas EVA do norte do país. Esta iniciativa vai permitir melhorar a saúde oral das crianças, ensinando-as a escovar os dentes e a manter sempre uma boca sã.
  • 4 caixas para a unidade de maternidade do Centro de Saúde de Cabedú, que vai ser inaugurado no dia 30 de Março deste ano
  • 1 volume para a maternidade de Elalab
  •  5 caixas com material diverso (livros técnicos, escolares e material didático)

O transporte deste material de Portugal para Bissau, foi feito através da colaboração da ONG Viver100 Fronteiras, na pessoa de Natália Oliveira.

 Posted by at 17:23
Mar 052013
 

A AD lançou em Bissau um filme sobre as “Rádios Comunitárias da Guiné-Bissau” enquanto Voz da População. O filme, com a duração de 30 minutos foi financiado pela OXFAM NOVIB, com argumento de Lucia van den Bergh e realização e imagem de Andrzej Kowalski. Nele participaram jovens das três televisões comunitárias da AD, lideradas por Demba Sanhá, relatando a evolução deste meio de comunicação comunitário, desde o tempo em que se deu a abertura politica no país, até à sua instalação em quase todos os setores administrativos do país.

Para nós, guineenses, é uma enorme alegria poder estar na liderança deste processo em todos os países africanos com os quais fizemos o percurso para a independência nacional.

Este filme está disponivel em 3 idiomas: português, francês e inglês. Convidamos todos a aceder a qualquer destas versões e a dá-la a conhecer nos respectivos países.

(Nota: uma versão de baixa qualidade, offline, pode ser obtida aqui: PT)

A Voz da População (PT)

The Voice of the Population (EN)

 Posted by at 18:02