Jul 212012
 

O Bairro de Quelélé em Bissau, tem estado nas acções mais inovadoras da cultura popular. Para além do Grupo Cénico FIDALGOS (que já representou em vários países da Europa e Africa), dos jovens cantores lançados pela Rádio e Televisão Comunitária de Quelélé, associados ao Estudio BISSOM, agora é a vez da colaboração com o grupo de animação brasileiro que veio ao nosso bairro

 Posted by at 1:05
Jul 202012
 

Depois de encerrado há muitos anos por estar em completo estado de degradação, a ONG alemã TABANKA decidiu apoiar a reabilitação do Centro de saúde de Cabedú, como forma de dar início a um processo de melhoria das condições de saúde da população desta tabanca do sul da Guiné-Bissau, em especial das mulheres e crianças, com uma tónica particular no acompanhamento das mulheres grávidas, no parto e nos cuidados pós parto.

A família do Capitão José Neto (Júlia e filhas) deram uma importante contribuição com a doação de camas hospitalares, armários e mesas, o que foi motivo de grande alegria por parte das mulheres.

Ver fotos

 

Jul 182012
 

Começou em Junho deste ano a construção deste Centro Interpretativo, o qual fica localizado no Núcleo Museológico de Guiledje.

A conceção deste Centro conta com o apoio da Fundação Mário Soares que contribuiu decisivamente na sua idealização e vai acompanhar os pormenores da sua construção e disposição interna.

Ver as fotos

Jul 132012
 

O centro de formação de hotelaria recebeu durante dois meses e meio um grupo de 13 refugiados de diferentes países da África entre os quais Senegal, Libéria Congo (Brazaville), Nigéria, Serra Leoa para a formação em artes domésticas e culinária.

Nesta formação além da aprendizagem que os estudantes receberam, também demonstraram as suas competências nos pratos tradicionais dos seus respectivos Países.

O Fufú deixou uma boa recordação para o júri de apreciação.

Jul 112012
 

A UPAI (União dos Pequenos Agricultores de Ingoré) arrancou este ano com um serviço de apoio aos seus associados permitindo-lhes aceder ao aluguer da lavoura do trator de que dispõe.
Esta acção conta com o apoio da União Europeia e a assistência técnica da AD e da COAJOQ (Cooperativa Agro Pecuária de Jovens Quadros de Canchungo), permitindo contrabalançar a forte tendência do êxodo rural dos jovens para Bissau e países vizinhos.
Antes da época das chuvas o trator lavra os campos e bolanhas dos agricultores e durante a época seca dá apoio aos fruticultores na instalação de novos pomares.

ver as fotos

Jul 092012
 

ENCERRAMENTO DO ANO LECTIVO

                 no

Centro de Animação Infantil

O Centro de Animação Infantil (CAI), coordenado pela Escola de Artes e Ofícios (EAO) encerrou o ano lectivo 2011-2012. Este centro infantil funciona como um “suporte pedagógico de aprendizagem” e de consolidação dos conceitos teóricos ensinados no curso de Educadores de Infância, através de um processo de realização de estágios dos formandos (monitoras).

A modalidade de estágios varia em função dos níveis do curso, isto é, as formandas que se encontram no nível de monitoras durante 3 meses, fazem a observação prática explorando temas de vida relacionados com áreas de desenvolvimento da criança. A formação de Auxiliar de Educadoras de Infância, dura 9 meses, as educadoras trabalham com as crianças os diferentes conceitos relacionados com à Matemática (contagem) para o desenvolvimento do raciocínio lógico, das medidas, utilizando conjuntos de materiais coesos, realizando os passeios de observação para o desenvolvimento da memória e da oralidade, entre outras actividades de desenvolvimento psicológico da criança.

Este ano, o centro recebeu 55 crianças de ambos sexos, idade compreendida entre 3 a 6 anos.

ver as fotos

Jul 052012
 

ABERTURA DE POÇO DE DJUFUNCO

Na tabanca de Djufunco, em pleno chão felupe, as crianças da Escola de Verificação Ambiental (EVA), as mulheres e os homens desta localidade, passaram a ter acesso a água de excelente qualidade que irá servir para evitar doenças, melhorar a higiene e fazer a plantação de árvores de fruta em todos os arredores.

ler os detalhes

Jul 032012
 

Um dia a maioria de nós irá separar-se

Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que partilhamos.

Saudades até dos momentos de lágrimas, da angústia, das vésperas dos finais de semana, dos finais de ano, enfim… do companheirismo vivido.
Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre.
Hoje não tenho mais tanta certeza disso.

ler o texto

Jul 022012
 

Caros amigos da AD,

Há oito anos atrás, a AD inaugurava a sua presença na Internet, através do seu site institucional. Temos procurado, aos poucos, fazer mais e melhor e, recentemente, atingimos dois objectivos há muito desejados: Por um lado, conseguimos que o site já seja integralmente dinamizado e alimentado por quadros guineenses da AD. Por outro, começámos a apostar nas redes sociais (Facebook) e explorado como podemos usar estas plataformas para dar voz aos nossos parceiros e colaboradores. Chega então a altura de fazer uma primeira avaliação a este esforço e ouvir a vossa muito importante opinião.

Para isso, gostariamos que respondessem a um questionário anónimo onde se procura conhecer os pontos fortes e fracos do nosso site e presença nas redes sociais. Pediamos, assim, que dispensassem 10 minutos do vosso tempo a responder ao questionário do seguinte endereço: http://ued.ipleiria.pt/questionarios/index.php?sid=52325 . As vossas respostas ajudarão a definir o plano de comunicação da nossa ONG e ajudá-la-ão a ser melhor, procurando ir ao encontro das vossas opiniões.

Obrigado. Carlos Schwarz (Pepito)

Director Executivo da AD

 Posted by at 14:38