Fev 272012
 

atelier na EAOA EAO acolheu hoje uma formação de jornalistas de rádios e televisões comunitárias sobre os direitos humanos, organizada pela Casa dos Direitos, ministrado por Augusto Regala na presença de Fátima Proença da ACEP e de Talata Baldé coordenador da Rede Nacional das Rádios Comunitárias (RENARC).

A formação teve por objectivo reforçar a implicação dos órgãos de comunicação comunitária na divulgação e promoção dos direitos humanos na Guiné-Bissau, particularmente os das mulheres. Neste âmbito, foi editado um livro que contém entrevistas tidas com mulheres de diferentes comunidades ligadas aos direitos humanos, o qual será lançado no dia 28 de Fevereiro durante a inauguração da sede da Casa dos Direitos, consortium que agrupa as seguintes organizações: ACEP, AD, AMIC, CES/NEP, CIDAC, RA, RENARC, SENIM MIRA NASSEQUÊ, TINIGUENA e UICN.

 

Fev 222012
 

A Escola Artes e Ofícios de Quelelé – EAO, desde a sua criação em 2001, tem por objectivo combater a pobreza e exclusão social, através de programas de formação profissional tais como a informática, electrónica, instalação eléctrica, hardware, culinária, educação de infância, transformação de frutas, tinturaria, e a partir deste ano secretariado, estampagem, cenografia, serigrafia e artes gráficas.

Estas formações são para reforçar as competências técnico-profissionais de jovens e das mulheres, a fim de permitir responder à procura do mercado de trabalho e um consequente aumento de rendimento económico com vista à satisfazer as suas próprias necessidades sentidas, desenvolvendo as dimensões humanas, na qual os jovens fazem trabalhos úteis e reconhecidos pela comunidade onde vivem, devolvendo uma autoconfiança.

 

Fev 102012
 

A Acção para o Desenvolvimento recebeu neste mês de Fevereiro o Grupo Arte Simples de Teatro do Brasil e a Rede de Crianças e Jovens Jornalistas da Guiné-Bissau (RCCJ). Vieram visitar a sua congenere o Grupo de Teatro os Fidalgos. O objetivo foi o de promover uma troca de experiências no campo das artes cénicas entre São Paulo e Bissau. Este intercâmbio baseou-se na apresentação do trabalho realizado pelo Grupo Arte Simples de Teatro na comunidade de Heliópolis, em São Paulo, através da exibição de filmes que retratam o contexto brasileiro e de atividades presenciais que serão promovidas pelos atores brasileiros, além do acompanhamento de todo o trabalho realizado na comunidade de Quelelé pela ONG AD e pelo grupo de teatro Fidalgos.

Fev 092012
 

Logo da ONG Afecto com LetrasA  Campanha Gramática para Escolas, lançada pela ONG Afecto com Letras, começou a ser ouvida. Chegaram as primeiras encomendas: Maria da Graça Parracho e F. Maria e Castro enviaram-nos 5 gramáticas.

Vão ser enviadas para a Escola de Verificação Ambiental (EVA) de São Domingos, no norte do país. E depois divulgaremos as fotos da entrega!

Um OBRIGADA,

Isabel Levy Ribeiro (isabel.levy@gmail.com)
Coordenadora da Rede Eva

 

 Posted by at 16:19