Jan 232014
 

festival culturaDe 13 a 15 de Dezembro de 2013, realizou-se em Ingoré, Sector de Bigene, Região de Cacheu, O IIº Festival Cultural Transfronteiriço de Ingoré, com o lema “Cultura na kumpu paz na frontera”.

Para além de grupos musicais locais, vieram de Bissau as duas maiores atrações: Iva & Ichy e Domingos Brosca que entusiasmaram o Festival levando-o ao rubro.

Milhares de pessoas de um lado e outro da fronteira vibraram até à madrugada de Sexta-Feira e de Sábado, animados por barracas de petiscos e de bebidas.

Festival Cultural

Jan 222014
 
Gelpesca

Gelpesca

A partir do dia 17 de janeiro de 2014, os pescadores dos acampamentos de pesca de S.Vicente, Barro, Apillo e S.Domingos, passaram a ter acesso a gelo para a conservação de pescado, produzido na unidade de Ingoré.

Trata-se de mais uma contribuição da União Europeia no quadro do projeto “Vamos acabar com a fome”, que contou com o apoio da ONG italiana AIN e executada pela AD.

ver as imagens

Jan 212014
 

bebedouro baceorFoi inaugurado no dia 18 deste mês de Janeiro em Baceor, no litoral norte do país, no chão felupe, o primeiro bebedouro para gado bovino, existente em grande quantidade nesta zona.

Esta iniciativa contou com o apoio da União Europeia, no quadro do projeto “Vamos acabar com a fome”, a colaboração da ONG italiana AIN e a assistência técnica do médico veterinário amigo da AD, Luís Alfaro Cardoso, da ONG portuguesa ATA.

A União Europeia fez-se representar pelas Senhoras Madeleine ONCLIN e Lúcia Di Troia que procederam ao acto de inauguração.ver as imagens

Jan 112014
 

Rápidos de CorubalDeixaste-nos muito cedo e ainda havia tanto para fazer.

Guardo de ti a imagem forte de um combatente de convicções, determinado a vencer todas as dificuldades e fiel aos princípios políticos que sempre escolheste como teus.

Lembro-me do acompanhamento extraordinário que me reservaste na Praia quando em 1998 fui obrigado a sair de Bissau devido à guerra e me acompanhaste dia a dia, sempre preocupado para que nada me faltasse e dando-me a coragem que eu tanto precisava na altura.

Os combates que as nossas duas ONG travaram, a abertura da vossa rádio comunitária e tantos momentos que não esquecerei.

O convívio em Coli, ilha no meio do rio Corubal, onde acampámos e conversámos longas horas, agradavelmente, enquanto as águas dos rápidos corriam para a foz. Até adormecermos.

Hoje, resta-me recordar para sempre o valor da companhia que tu me fizeste, eu que não te sabia doente e que por isso não te pude retribuir a força que me deste, quando dela precisei.

À Dª Lina, tua mulher, aos teus filhos Hélida e Mário, aos teus camaradas de trabalho Avelino, Olívia, Jacinto Santos e Dionísio Pereira, envio os meus sentimentos de tristeza e da minha mulher Isabel, certos que continuaremos a comungar as ideias porque sempre te bateste.

Adeus meu amigo de todas as horas, de Cabo Verde.

Pepito

ler mais

Jan 092014
 

Zé Neto

Aproveitando a Caravana do Dakar Dessert Chalange, a AD recebeu na “bagagem” muito material doado pela família do Capitão Zé Neto, nosso eterno amigo de Guiledje, entre a qual 25 colchões fornecidos pelo Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, 6 caixas contendo material clínico e medicamentos, incluindo um medidor de glucose com palhetas e lancetas, toalhas, lençóis, alguns pijamas, almofadas, mantas, cortinas, material para as escolas, incluindo a tinta efeito ardósia, gesso para fazer giz, mochilas, lápis, canetas, cadernos, etc.

ver as imagens

Jan 082014
 

Dakar Chalenge

Chegaram ontem a Bissau sãos, salvos e com uma notável boa disposição, a Caravana de Solidariedade e Ajuda Humanitária, que tinha saído de Coruche, Portugal, no dia 26 de Dezembro de 2013 e que atravessou o deserto do Sahara percorrendo 6.000 Km.

Dezenas de carros e motas e um camião chegaram a Bissau, sendo que uma parte deles, liderada pelos irmãos Aurélio e Pedro Rocha, açorianos de gema, se deslocaram para a sede da AD onde entregaram todo o material que traziam para as escolas e centros de saúde, para além de saborosas lembranças pessoais que fizeram as nossas delícias.

Infelizmente estão já hoje de regresso, mais 6.000 Km, com a promessa de aceitarem o nosso convite para, no próximo ano, virem conhecer melhor esta magnífica Guiné-Bissau, em especial a Floresta de Cantanhez e a praia de Varela.

Na “bagagem” trouxeram muito material doado pela família do Capitão Zé Neto, nosso eterno amigo de Guiledje. Igualmente a Câmara Municipal de Coruche, forneceu material escolar, livros e médico.

Ver as imagens