Out 242013
 

A segunda edição da expedição Dakar Desert Challenge, que este ano arranca no dia 26 de Dezembro de Coruche, vai ter um cariz humanitário. “Viajar por um mundo melhor” é o mote da “Missão Solidária DDC Guiné-Bissau”, uma iniciativa da expedição intercontinental que se realiza em Portugal, Espanha, Marrocos, Mauritânia, Guiné-Bissau, Gâmbia e Senegal entre 26 de Dezembro e 9 de Janeiro de 2014.

O objetivo da missão solidária é recolher material escolar, material de alfabetização para adultos, medicamentos, consumíveis hospitalares e pequenos equipamentos de apoio hospitalar. Entre o material escolar prioritário estão mochilas, cadernos de linhas, réguas, esquadros, lápis, afiadeiras, borrachas, canetas de várias cores, ardósias pequenas, giz branco, livros de literatura, jogos e materiais didáticos para utilização comunitária.

Em relação aos medicamentos são prioritários os relacionados com doenças como paludismo, cólera, filariose, malária, tuberculose, lepra, parasitoses digestivas e sanguíneas, SIDA, anti-inflamatórios, analgésicos e antipiréticos. Do equipamento de uso hospitalar são necessárias gazes, ligaduras, algodão, compressas, seringas, luvas, máscaras de oxigénio, estetoscópios simples, batas brancas, kits de material cirúrgico básico, medidores de glucose e tiras e medidores de tensão arterial.

O material recolhido é destinado à Organização Não Governamental (ONG) Acção para o Desenvolvimento (AD), que desenvolve projectos educativos e de saúde em algumas regiões de Bissau. Também a ONG Silo Gambasse vai ser apoiada. O transporte do material doado é garantido pela organização e participantes do Dakar Desert Challenge nas suas viaturas.

Out 172013
 

Até ao final deste ano, numerosas realizações e eventos marcarão a agenda da nossa associação. Apresentamos as principais:

IIº ACAMPAMENTO DAS ESCOLAS EVA

De 1 a 3 de Novembro de 2013, decorrerá no sul do país, no Parque Nacional de Cantanhez, o IIº Acampamento das Escolas de Verificação Ambiental (EVA), envolvendo cerca de 150 participantes de escolas EVA do Norte, Sul e Ilhas, bem como de escolas da linha da fronteira do Senegal e da Guinée, entre alunos e professores.

Sob o lema “Uma Escola ao Serviço da Tabanca”, serão abordados três temas: vamos descobrir a natureza; a memória da nossa história; a utilização comunitária do espaço rural.

Estão incluídas visitas para a observação e identificação da fauna e flora, miradouros, museus da história, da cultura e do ambiente, infraestruturas comunitárias, régulos, homens grandes e combatentes da luta de libertação. Haverá igualmente sessões diárias de restituição do aprendido nas tabancas visitadas de Iemberém, Catesse e Guiledje, ginástica, djumbai noturno, jogos recreativos, canções e teatro.

Esta atividade conta com o apoio da UICN, IBAP, UE e ACE-MONTE.

ler o programa

Out 162013
 

FestivalChegaram até nós dezenas e dezenas de mensagens individuais e de organizações internacionais, encorajando a TVKlelé pela obtenção do prémio “Osíris”, pela realização do filme “Tapioca, fonte de nutrição e apoio na economia familiar”.

Este prémio provocou uma onda de interesse, tanto a nível interno como noutros países, sobre a vulgarização da tecnologia de transformação da mandioca em tapioca, sendo de referir que o filme será projetado no Benin, no Festival de Filmes-Documentários, assim como em Portugal, onde o tema será abordado no Encontro ESADR 2013, sob o tema « Alimentar mentalidades, vencer a crise global ».

Das várias pessoas e instituições internacionais que enviaram os parabéns a partir da Guiné-Bissau, Brasil e Europa, salientamos a UICN (União Mundial para a Natureza), o Comité Nacional da UICN da Holanda e a União Europeia, da qual nos permitimos reproduzir a mensagem :

Chers membres de la Direction de l’ONG AD,

L’Ambassadeur Mr GONZALEZ-DUCAY, Chef de la Délégation s’associe à moi et à tous les membres de la Délégation de l’Union européenne pour féliciter AD du succès obtenu par la Télévision Communautaire de Klélé, lors d’un festival international en Slovaquie.

C’est toujours un encouragement pour une organisation de voir le résultat de son travail reconnu et primé et nous sommes heureux que l’ONG AD ait pu faire mieux connaître la Guinée Bissau tant au niveau européen qu’au niveau international mondial.

“Parabens” à toute votre équipe,

Madeleine

Madeleine Onclin
Segundo Secretário
Chefe de sector – Infra-estruturas e Programas Temáticos
Delegação da União Europeia junto da República da Guiné-Bissau
Bairro da Penha – BP359 – 1122 Bissau

 Posted by at 20:08
Out 152013
 

A TVK acaba de ser premiada no Festival Internacional Agrofilm 2013, realizado na Eslováquia, de 30 de Setembro a 4 de Outubro de 2013, com o prémio Osiris FAO Prize, pela realização do filme “Tapioca, fonte de nutrição e apoio na economia familiar”.

Dos 158 filmes que se apresentaram a concurso, apenas 50 foram pré-selecionados e apreciados por um Júri Internacional, o qual considerou que se tratava de um filme bem estruturado em termos pedagógicos, simples e com boa mensagem, tendo sido muito elogiado enquanto filme de desenvolvimento.

 Posted by at 17:31
Out 102013
 
Premio Osiris FAO Prize 2013

Premio Osiris FAO Prize 2013

A TVK acaba de ser premiada no Festival Internacional Agrofilm 2013, realizado na Eslováquia, de 30 de Setembro a 4 de Outubro de 2013,  com o prémio Osiris FAO Prize, pela realização do filme “Tapioca, fonte de nutrição e apoio na economia familiar”.

Dos 158 filmes que se apresentaram a concurso, apenas 50 foram pré-selecionados e apreciados por um Júri Internacional, o qual considerou que se tratava de um filme bem estruturado em termos pedagógicos, simples e com boa mensagem, tendo sido muito elogiado enquanto filme de desenvolvimento.

O prémio Osíris, patrocinado pela FAO, é uma estatueta do Deus egípcio que representa a “encarnação das forças da terra e das plantas” foi entregue na presença de altas individualidades como o Ministro da Agricultura da Eslováquia, o Presidente da Camara, o Reitor da Universidade e outros, numa cerimónia muito bonita que incluiu música e canto de ópera.

Tina Lobo, formadora dos jovens técnicos da TVK, que estava presente, subiu ao palco para receber este prémio em nome dos seus “meninos”.

Ela, formadora em guionismo, bem como Andrzej Kowalski, que esteve na origem da criação de todas as televisões comunitárias da Guiné-Bissau e lhes deu a formação enquanto operadores de camara, bem como Assimo Baldé que assegurou a formação em jornalismo televisivo, estão também todos de Parabéns.

Para a AD é um orgulho ter apostado nestes jovens e ter contribuído para levantar alto o nome da Guiné-Bissau, no meio dos outros países premiados, como a Alemanha, China, Israel, Polónia, Espanha, Irão, Hungria, Eslovénia, Eslováquia e Republica Checa!

Diploma Agrofilm 2013

Diploma Agrofilm 2013

 Posted by at 22:22