Nov 292013
 

assistencia medicaCom a colaboração da equipa médica cubana sedeada em S.Domingos e o financiamento da UICN, quinzenalmente os médicos deslocam-se à tabanca de Poilão do Leão, a qual está integrada no Parque Nacional de Tarrafes de Cacheu, para fazer consultas médicas à população local e das tabancas vizinhas, em especial às mulheres e crianças.

Tem sido um grande sucesso demonstrado pelo grande número de pessoas que frequentam a Unidade de Saúde Comunitária, para serem consultadas e tratadas pelos médicos Madelin  Pacheco e Rider Fonseca .

ver as imagens

Nov 282013
 

tournée educacionalDe 22 a 24 de Novembro de 2013, sob o patrocínio da União Europeia e com a colaboração das ONG italianas AIN Onlus e PS76, foi realizada uma tounée educational no Parque Nacional de Cantanhez destinada a promover o parque enquanto destino turístico e como lugar que fez da valorização conservadora dos seus recursos naturais uma oportunidade de desenvolvimento.

A iniciativa foi direcionada para os operadores interessados ​​em adquirir serviços e pacotes turísticos no Parque Nacional de Cantanhez, especialmente operadores turísticos, agências de serviços turísticos, empresas de transporte, jornalistas e outros operadores guineenses, vindos dos Bijagós, Quinhamel, Bissau, organizações estatais como o IBAP e internacionais como a UICN.

Uma Tournée Educacional é uma viagem de descoberta de um lugar, de uma região ou de um produto turístico.

ver as imagens

 

Nov 272013
 

Associações de CostureirasA ONGD portuguesa Tabanca Pequena acaba de conceder novo apoio para reforçar ou criar associações de costureiras na Guiné-Bissau.

Chegaram a Bissau 20 máquinas de costura que serão afetadas a diversas tabancas do litoral sul e norte do país, nomeadamente Iemberem, Catés, Colbuiá, Cacheu, Mata e para o Centro de Formação Rural de S.Domingos.

Realizar-se-ão cursos de formação para iniciadas, de reciclagem para as costureiras com alguma experiência, bem como o apoio à consolidação organizativa das mulheres para a produção de roupa, artesanato e objetos domésticos, que lhes permitirão obter mais recursos financeiros.

Esta metodologia de trabalho é integralmente apoiada pela Tabanca Pequena, que equaciona a possibilidade de vir a conceder ajuda a estas associações para a produção de lençóis, toalhas, fronhas, etc. para as zonas de ecoturismo.

ver as imagens

Nov 122013
 

ajuda amigaA ONG portuguesa Ajuda Amiga acaba de fazer chegar a Bissau mais um contentor de material e equipamento destinado a vários dos seus parceiros.

A AD recebeu um grande lote de livros escolares destinados às escolas EVA (Escolas de Verificação Ambiental) e que fazem a delícia dos professores e alunos. Cada vez há menos livros escolares locais e ter a possibilidade de aceder a livros, mesmo que de outros contextos, é sempre formidável.

ver as imagens