Jul 032013
 

Como gostosamente sempre recordavas, foi debaixo daquela palmeira junto ao porto de Caboxanque, que convocaste um grupo de camaradas e os desafiaste: e se criássemos uma ong?

Nascia aí, nessa manhã, no intervalo de uma reunião do DEPA, a AD.

Lideraste durante 21 anos, como Presidente da nossa Assembleia Geral, os destinos da AD, usando sempre aquela simplicidade, ironia, inteligência e sentido de unidade, para marcares de forma definitiva a cultura da nossa organização, todos fortemente à volta de um ideal de sociedade e de desenvolvimento.

Com sabedoria, foste relegando para fora aqueles problemas existentes em todas as organizações de todas as longitudes e que conduzem à desunião e ao fracasso.

Lideraste a AD nos contatos internacionais, onde ninguém podia resistir ao encanto das tuas palavras e das tuas estórias e todos se rendiam à tua capacidade técnica e de argumentação.

Perdemos-te nós e perdeu o país, que nunca foi capaz de reconhecer o trabalho impar que fizeste sozinho em Boé. Outros tentaram, mas foram ficando pelo caminho.

A população de Boé, essa, guarda de ti a lembrança de ter trazido consigo durante os anos que lá estiveste a esperança de que tinha valido a pena a luta pela independência.

Serviste o país sem nada pedir em troca, mas recebeste da vida o reconhecimento daqueles que nunca esquecem: a família, os amigos e as populações.

Contaste sempre com a Francisca, tua mulher e companheira de sofrimento e alegrias.

A tua última grande preocupação foi a de criares os teus filhos e assegurares-lhes um futuro em que eles possam sentir o orgulho do pai que tiveram.

Esta madrugada, quando a noite partia e começava um novo dia, deixaste-nos, órfãos de um amigo, de um camarada, de um líder.

Estaremos contigo sempre, SEMPRE!

 

Os colegas da AD

 

 

 Posted by at 9:40