Mar 302015
 

Escola ComunitariaA escola primária de Mata fica situada na tabanca de Mata à 8 km da cidade de Cacheu. A população desta tabanca manifestou sua preocupação à AD em ter uma escola condigna na tabanca para que os meninos e as meninas tenham um ambiente favorável para aprender> e não ter que andar vários quilómetros por dia para aceder à uma escola. Pais e Encarregados de Educação e o Chefe da tabanca tomaram a decisão de mobilizar recursos e autoconstruir a sua escola. Em 2013, ainda em vida, o Eng.º Carlos Schwarz Silva “Pepito”, obteve a ajuda financeira do professor belga Hubert Lelotte e Marie Claire, para financiar a construção da escola no valor de 4.000 euros. O professor Lelotte é muito amigo das crianças da Guiné-Bissau, tem financiando iniciativas de construção de poços e de escolas.

Ler detalhes

Mar 272015
 

memo1Uma equipa portuguesa especializada na construção de museus esteve em Cacheu de 20 a 23 de Março de 2015 para concluir os preparativos técnicos para a fase final da construção do Memorial. Tiago Serralheiro, engenheiro civil, João Carrasco, arquiteto e Joaquim Figueiras, construtor de estruturas metálicas, técnicos com larga experiência na área de reabilitação, reconversão, requalificação de edifícios e Monumentos, procederam às operações de precisão necessárias ao fabrico e montagem das estruturas da cobertura do edifício e à finalização da obra.

Ler detalhes

 

Mar 182015
 

No dia 13 de Março 2015, a AD acolheu a visita do Senhor James P. Zumwalt Embaixador dos Estados Unidos da América no Senegal e na Guiné-Bissau. O Senhor Embaixador reuniu-se com a Direção da AD, estiveram presentes os Diretores da Radio Voz de Quelélé, e da TV Klélé, assim como os participantes do curso de formação de jornalistas e técnicos da rádio, financiado pela representação dessa Embaixada em Bissau.

O Senhor James P. Zumwalt referiu-se à vontade do seu país em voltar a cooperar com a Guiné-Bissau, após o regresso deste à democracia e sublinhou a contribuição das rádios comunitárias e outros meios de comunicação social livres, ao desenvolvimento das populações e o papel que desempenham na responsabilização dos decisores. “As rádios existem para garantir que os homens políticos sejam honestos”, afirmou.

O Diretor Executivo da AD, Tomane Camará informou ao ilustre visitante que a Embaixada dos EUA tem sido, desde 1995 um parceiro direto da AD na implementação de ações de desenvolvimento.

Mar 132015
 

O facto de não ter havido epidemia de ébola no país até ao momento, não significa por si só, que o país está ao abrigo. Os técnicos da Direção-Geral da Saúde Pública e do Instituto Nacional da Saúde Pública (INASA) insistem que todas as pessoas residentes ou de passagem pela Guiné-Bissau apliquem as medidas de prevenção preconizadas pelas autoridades sanitárias nacionais e internacionais. De acordo com Abílio Có, sociólogo do INASA, na base da prevenção estão mudanças de rotinas e de comportamentos de risco.
nota de imprensa