Mar 222017
 

Nesta sexta-feira, 24 de Março de 2017, pelas 9 horas, no Centro Cultural Português em Bissau, a ONG AD- Acção para o Desenvolvimento, em parceria com AIN-Associazione Interpreti Naturalistici, COAJOQ- Cooperativa Agrícola dos Jovens Quadros e o Governo Regional de Cacheu, animadores do Memorial da Escravatura e do Tráfico Negreiro de Cacheu, organizam a celebração do Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravatura e do Comércio Transatlântico de Escravos.

Em 2007 a Organização das Nações Unidas escolheu o dia 25 de Março para honrar a memória de milhões de vítimas do sistema da escravatura, visando também sensibilizar sobre as suas formas mais modernas, alimentadas pelo racismo que continua a nutrir preconceitos e discriminação, bem como as situações dos atuais fenómenos de migrações forçadas e tráficos de seres humanos, entre outras.

A cerimónia realiza-se este ano no quadro do projeto “Cacheu, di si cultura i Istoria” implementado no período de 2016-2019 pela ONG AD-Acção para o Desenvolvimento em parceria com AIN onlus, COAJOQ e Governo Regional de Cacheu, e financiado pela União Europeia.

O tema escolhido para este ano é “Lembrar a Escravatura: celebrar a herança e a cultura da diáspora africana e as suas raízes”; em Bissau, durante a cerimonia, será lançado o segundo volume da recolha de músicas guineenses realizado pelo Festival Cultural de Cacheu. Serão ainda apresentadas as atividades do Memorial da Escravatura e do Tráfico Negreiro, aberto desde o passado mês de julho 2016 em Cacheu, e a sua programação em relação com as dinâmicas territoriais locais e parcerias internacionais. A cerimónia contará com a participação das diferentes organizações participantes no projeto, autoridades nacionais e internacionais.

Ler o Comunicado de imprensa

Sorry, the comment form is closed at this time.