COMBATENTI – FIDALGOS ♫(audio)
A 24 de Setembro de 1973, a Guiné-Bissau declarava a sua independência, fruto de uma luta vitoriosa contra o colonialismo português, tendo sido imediatamente reconhecida pela maioria dos países das Nações Unidas.
Como jovem país, embora com conturbados desvios no seu caminho, procura hoje recuperar a sua própria identidade e força para se afirmar como uma nação moderna e progressiva.
As sucessivas lideranças que fomos tendo, esqueceram-se claramente do pensamento de Amilcar Cabral e dos ensinamentos da Luta, embarcando em sucessivas aventuras militaristas e afastando-se dos ideais do Combate inicial.
Há quem chegue a pensar que a Luta foi uma operação militar e que por isso, todos os outros que a ela aderiram e que não pegaram em armas, não têm os mesmos direitos dos que vestem as fardas, grande parte delas apanhadas nos becos da História.
O grupo “FIDALGOS”, homenageia nesta data todos aqueles que participaram nesta magnífica epopeia, tenham eles sido condutores, enfermeiros, cozinheiras ou carregadores de balas.
Todos contribuíram decisivamente para a vitória, incluindo mesmo aqueles que, durante estes 40 últimos anos, se esqueceram das tabancas onde vivem todos os seus antigos camaradas de Luta, para se sentarem a descansar em Bissau.
Sorry, the comment form is closed at this time.